Amigos do Bem na ONU: Transformando o Sertão e Impactando o Mundo

A Participação na Conferência da ONU em Nova York

Em 15 de setembro de 2023, Alcione Albanesi, participou de um importante painel sobre a miséria no sertão nordestino em conjunto com Maju Coutinho e Shara Leite, uma das jovens beneficiadas pelo projeto. Shara pode contar sobre a transformação notável que testemunhou na sua vida e na vida de tantas outras pessoas no sertão de Pernambuco com a chegada do Amigos do Bem, quando tinha apenas 5 anos.

A presença do Amigos do Bem na conferência de SDGs na sede da ONU em Nova York, destacou a importância desse trabalho e a magnitude de sua contribuição para os ODS. Durante o painel, Alcione ainda apresentou o Modelo de Desenvolvimento Social Sustentável do Amigos do Bem, um método eficaz que vai além da simples assistência e foca na capacitação dos povoados para criar um futuro mais promissor.

Maju Coutinho, mediadora do bate-papo e renomada jornalista, destacou a importância do nosso trabalho e as histórias inspiradoras de mudança que estão ocorrendo no sertão nordestino. O evento na sede da ONU serviu como um lembrete poderoso de que juntos é possível tirar o Brasil da miséria e erradicar a fome.

Entenda mais sobre como foi o evento no texto a seguir.

Alcione Albanesi, Shara Leite e Maju Coutinho na Sede da ONU em Nova York.

O Compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) representa um dos pilares mais sólidos na busca por um mundo melhor e mais justo. Seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fornecem o norte para organizações e empresas comprometidas em criar um planeta mais sustentável, inclusivo e equitativo. E, quando se trata de falar sobre contribuições significativas, o Amigos do Bem se destaca como um exemplo inspirador.

O nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU é uma parte central de nossa missão. Com determinação inabalável conseguimos atender a 12 dos 17 ODS, alinhando nossas atividades com os princípios fundamentais de erradicação da pobreza, acesso à educação de qualidade, acesso à água potável, saúde e bem-estar, entre outros.

Uma das nossas iniciativas é a promoção da educação de qualidade para crianças e adultos nas áreas mais remotas do sertão. Entendemos que a educação é a chave para romper o ciclo da pobreza e proporcionar oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Por meio de escolas e programas de alfabetização, estamos capacitando milhares de pessoas para construir um futuro melhor.

A distribuição de alimentos é outro pilar importante das nossas atividades. O sertão nordestino é uma região onde a fome ainda é uma realidade para muitas famílias. Trabalhamos incansavelmente para fornecer alimentos nutritivos e essenciais para aqueles que mais precisam, garantindo que a fome não seja um obstáculo para o crescimento e o desenvolvimento.

A História Inspiradora de Alcione Albanesi e dos Amigos do Bem

Para entender a magnitude da contribuição do Amigos do Bem, precisamos conhecer a mulher visionária por trás da organização: Alcione Albanesi, a presidente da ONG. Alcione não é apenas uma líder; ela é uma catalisadora de mudanças, cuja visão e determinação têm transformado vidas no sertão nordestino do Brasil.

A jornada de Alcione Albanesi começou há mais de três décadas, quando ela visitou a região do sertão nordestino pela primeira vez. O impacto da pobreza extrema e das condições de vida desafiadoras que testemunhou a inspirou a fazer a diferença. Assim, em 1993, Alcione fundou o Amigos do Bem, uma organização dedicada a criar oportunidades reais para as comunidades mais necessitadas do sertão.

A visão de Alcione não era apenas oferecer assistência, mas promover uma transformação significativa e sustentável. Os pilares da organização – Educação, Alimento, Água, Trabalho e Moradia – foram estabelecidos para criar um impacto abrangente nas vidas das pessoas. E, com o tempo, essa visão tornou-se realidade.

Em resumo, o Amigos do Bem e sua dedicada líder, Alcione Albanesi, representam um exemplo extraordinário de como uma organização local pode criar um impacto global. Nossa missão de transformar vidas no sertão nordestino e seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU inspiram e iluminam o caminho para um futuro mais sustentável e equitativo.