Amigos do Bem traz o sertão nordestino para SP em noite especial

A 12ª edição do Jantar Beneficente dos Amigos do Bem, realizada na última terça-feira (3) no Espaço Unimed, marcou um ponto alto na história da organização. Em comemoração aos 30 anos de incansável dedicação à erradicação da fome e da miséria no sertão nordestino, o evento reuniu personalidades de destaque no empresariado, formadores de opinião e artistas comprometidos com a causa social.

Um Encontro de Solidariedade e Influência

O evento contou com a presença de figuras notáveis, incluindo Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil; e Alexandre Costa, fundador e CEO da Cacau Show. Com apresentação de Pedro Bial,  Rodrigo Faro e participação especial de Luciano Huck. A noite também foi marcada por um emocionante show do cantor Daniel e uma apresentação de 100 jovens e crianças do sertão, beneficiários dos projetos dos Amigos do Bem, que cativaram o público.

O Compromisso de uma Década com a Transformação Social

Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e apoiadora ativa dos Amigos do Bem, descreveu o projeto como um dos mais belos do mundo, destacando sua participação de mais de nove anos nas missões no sertão nordestino.

Alcione Albanesi, presidente e fundadora da instituição, enfatizou que essa celebração renova o compromisso da ONG com a transformação de mais de 150 mil vidas mensalmente no sertão. Ela reconheceu a importância do apoio de inúmeros amigos, colaboradores, patrocinadores, artistas e voluntários incansáveis ao longo dessas três décadas. A presidente ressaltou que, durante esse período, os Amigos do Bem conseguiu efetivamente transformar a realidade de milhares de famílias em regiões remotas e carentes do Brasil.

30 Anos de Impacto e Transformação no Sertão Nordestino

Durante as três décadas de atuação, os Amigos do Bem tem promovido projetos contínuos que abrangem educação, geração de trabalho e renda, acesso à água potável, atendimento de saúde e moradia digna para milhares de pessoas em 300 povoados situados nos estados de Alagoas, Pernambuco e Ceará. A instituição também construiu quatro Cidades do Bem nessas regiões, erguendo mais de 540 casas de alvenaria, 123 cisternas e 60 poços artesianos.

Nos quatro Centros de Transformação, mais de 10 mil crianças e jovens participam diariamente de atividades socioeducativas. A organização oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior parceiras, proporcionando formação profissional e oportunidades para um futuro melhor às crianças e jovens do sertão nordestino. Além disso, mais de 1.500 empregos foram gerados nas fábricas de beneficiamento de castanha e doces, bem como nas oficinas de artesanato e costura. A renda proveniente da venda desses produtos solidários e das sacolas de patchwork é integralmente reinvestida nos projetos da instituição.

Thiago da Silva Leite, um dos beneficiários dos projetos educacionais oferecidos pela instituição, compartilhou sua história, destacando como ele agora pode sonhar com um futuro melhor graças à oportunidade de estudar em uma escola dos Amigos do Bem.

O Futuro de Solidariedade

O Jantar dos Amigos do Bem ocorre a cada dois anos e os recursos arrecadados são destinados à construção de um novo Centro de Transformação e à manutenção dos diversos projetos da instituição. O orçamento desafiador reflete a magnitude das ações realizadas para atender regularmente milhares de pessoas. A instituição planeja inaugurar o quinto Centro de Transformação no povoado “Cabelo Duro”, no sertão de Pernambuco. O objetivo é atender mais de 2000 crianças que vivem em situação de pobreza extrema. O investimento em educação é encarado como a quebra de um ciclo secular de miséria na região e a construção de um futuro melhor para crianças, jovens e suas famílias.

O evento foi realizado graças ao apoio de centenas de voluntários dos Amigos do Bem, que se dedicaram com alegria e empenho para criar um evento único e memorável. A arquiteta Marcia Wan Dick, voluntária da instituição há 20 anos, expressou a gratidão de fazer parte desse trabalho transformador.

Os Amigos do Bem, ao longo de seus 30 anos, tem alcançado realizações notáveis em sua missão de combater a fome, a miséria e promover a inclusão social no sertão nordestino. Os números impressionantes refletem a grandiosidade de seu impacto na vida de milhares de brasileiros em regiões remotas e carentes. Por meio de sua dedicação, compromisso e parcerias, os Amigos do Bem continua a escrever uma história de esperança e transformação.