Oportunidade de trabalho para mulheres no sertão brasileiro

Conheça o projeto que leva emprego e renda para mulheres no sertão nordestino  

Nesta terça-feira (8) de março, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres, e no sertão nordestino a data é marcada por mais inclusão e igualdade de oportunidades. Com o objetivo de gerar renda para quem mais precisa, os Amigos do Bem criaram um modelo de Desenvolvimento Social Sustentável, cuja cadeia produtiva gera emprego e dignidade.  

Mulheres que nunca tiveram essa oportunidade recebem o primeiro salário proporcionado a milhares de famílias melhores condições de vida. Elas são capacitadas por voluntários que acompanham todo o processo para garantir qualidade na produção. Das 15 mil famílias atendidas, 4.000 (27%) possuem apenas 1 responsável, na maioria dos casos, mulheres. 

Através de um projeto autossustentável, 37 mil sertanejas que vivem no maior foco de miséria do país, encontraram em nossos projetos uma nova chance de recomeçar com uma renda gerada por elas e para elas. Entre os 722 colaboradores das cooperativas das unidades produtivas, 460 (64%) são mulheres e 262 são homens.  

Antes dos Amigos do Bem, à roça era a única perspectiva de trabalho para elas no sertão. “A primeira vez que a gente recebeu um dinheiro do trabalho da gente foi aqui nessa oficina. A gente nunca tinha recebido um salário”, relata Janaina Firmino de Sousa, do sertão do Ceará.   

Hoje, sacolas de patchwork, plantações de castanha de caju, pimentas e a produção de doces compõem a linha dos Produtos do Bem, 100% solidários.

Saiba mais sobre o nosso projeto: