Conheça os benefícios do Caju e de suas castanhas

O caju está presente no nordeste por ser de fácil desenvolvimento em regiões secas. Aproveite para conhecer todos os seus benefícios, confira.

Ajuda quem tem diabetes e o colesterol alto

O consumo das castanhas de caju fazem com que a glicose e o colesterol sejam absorvidos mais lentamente durante a refeição, evitando os picos de ambos, que são maléficos para quem tem diabetes e colesterol alto, respectivamente. As fibras são as responsáveis por este efeito.

É bom para a saúde do coração

Além de ajudar no colesterol ele ainda é rico em antixoxidantes, pois combate os radicais-livres, que podem prejudicar a saúde do órgão.

Auxilia no funcionamento do intestino

Isso porque, o caju é rico em fibras (1,7 gramas para cada 100 gramas do alimento) que estimulam o trânsito intestinal. É importante beber água também, caso contrário o efeito pode ser contrário.

Combate o envelhecimento precoce

A castanha do caju ajuda a combater os radicais livres que degradam o colágeno, proteínas que agem na sustenção da pele. Quando essa degradação ocorre, ocasionam-se rugas e flacidez da pele.

Faz Bem para a proteção do corpo

A vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos, as células que combatem os microorganismos que atacam o organismo, e a vitamina A ajuda a modular a ação do sistema imunológico.

Ajuda na saúde dos ossos

Os minerais presentes no alimento, como o cálcio e o ferro, deixam os ossos mais fortes, o que pode ajudar na prevenção da osteoporose. 

Traz mais energia e disposição

As vitaminas do complexo B, em especial a B2 (riboflavina) e a B3 (niacina), que estão envolvidas nas reações que geram energia para o organismo.

Auxilia no controle da pressão arterial

As castanhas de caju também possuem uma boa quantidade de magnésio em sua composição, ajudando a controlar os níveis da pressão arterial, prevenindo crises de enxaquecas e dores de cabeça, além de beneficiar a saúde muscular, aliviando as tensões.

Você sabia? Os Amigos do Bem já plantaram 230 mil pés de caju, totalizando 680 hectares, no sertão de Pernambuco e Ceará. As plantações de caju ajudam a gerar renda no sertão nordestino com a produção das Castanhas de Caju. É possível adquirir as castanhas dos Amigos do Bem nas principais redes de supermercados. Ao comprar, você colabora com a geração de empregos no sertão, pois a renda é 100% revertida para o projeto. Saiba mais aqui.