Educação: o meio mais seguro para mudar realidades e construir novas histórias

Uma das frentes em que os Amigos do Bem atuam no sertão nordestino é a Educação. Já é possível contar com quatro Centros Educacionais (os Centros de Transformação), 10 mil crianças e jovens atendidos, oficinas e cursos profissionalizantes. Além de outras iniciativas, a Instituição se destaca por fomentar a educação como um dos fatores principais na transformação de vidas.

Crianças e jovens aprendem conteúdos escolares, música, língua estrangeira e ciência da computação. São estimulados por oficinas de leitura, apresentações teatrais, núcleos de esporte e dança. Recebem o carinho e a atenção de educadores preparados que oferecem todo o suporte necessário.

Centenas de jovens ganham bolsas de estudo universitárias e podem alcançar seus sonhos.

Homens e mulheres adultos, que não tiveram oportunidade de estudar por viverem em povoados carentes e isolados, também são alfabetizados nos Centros de Transformação. Afinal, o futuro é para todos e nunca é tarde para construir novas histórias. 

 

Desenvolvimento humano

A Educação é o ponto de partida para o desenvolvimento humano e para uma sociedade mais justa. No sertão, muitas crianças não têm acesso à escola, internet ou materiais básicos de estudo. Os projetos dos Amigos do Bem oferecem oportunidades para as comunidades atendidas.

A educação representa muito mais do que ir à escola para adquirir conhecimentos. Ela é a base para o desenvolvimento pessoal e profissional. Crianças estimuladas a buscar o aprendizado estarão mais preparadas para os desafios da vida e serão cidadãos mais conscientes e comprometidos.   

 

Cidadãos conscientes

Uma criança que estuda ativamente e tem acesso à informação se torna um adulto consciente de seus direitos, deveres e de como contribuir para o meio onde vive. 

 

Redução da pobreza

A educação é o meio mais seguro para transformar vidas e construir novas perspectivas. Um passo leva a outro e o caminho é um só: a transformação por meio do conhecimento. Quando o jovem é estimulado a se desenvolver intelectualmente, além das disciplinas que aprende na escola, ele cresce planejando para si uma carreira que traga satisfação e dê sustentação para uma vida estável. Assim, ele se tornará alguém com independência financeira e capaz de colaborar para o desenvolvimento do entorno em que vive.

 

No sertão, não vai faltar futuro!

A miséria e a pobreza são a realidade das comunidades atendidas pelos Amigos do Bem. A educação oferecida pelas escolas e Centros de Transformação da Instituição representa a esperança de um novo futuro em que crianças e jovens terão mais oportunidades do que seguir o caminho de seus pais na roça. Eles podem sonhar com suas carreiras e, muitos deles, já formados graças às bolsas de estudo universitárias, hoje são professores, administradores e empreendedores no sertão.