Amigos do Bem atendem 12 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

ods_onu

Em 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para superar os maiores desafios do nosso tempo, cuidar do planeta e melhorar a vida de todos. A atuação dos Amigos do Bem no sertão nordestino atende 11 desses objetivos a partir de projetos que transformam vidas e garantem o desenvolvimento contínuo das comunidades atendidas com o apoio da solidariedade de todos. Conheça agora como:

1. ERRADICAÇÃO DA POBREZA
Os Amigos do Bem criam unidades produtivas nas comunidades do sertão, gerando emprego e dignidade para as famílias que podem levar o sustento para casa. Toda a renda gerada com a venda dos produtos é revertida para os projetos de educação da Instituição, criando um ciclo virtuoso de transformação.

2. FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL
As distribuições mensais de alimentos a mais de 75 mil pessoas e as hortas comunitárias implantadas pela ONG fazem parte do projeto contra a fome e garantia de nutrição de todos.

3. SAÚDE E BEM-ESTAR
São mais de 187 mil atendimentos médicos por ano e 5 mil atendimentos odontológicos realizados em 4 centros de saúde, 8 consultórios e, também, de forma remota nas comunidades mais isoladas, levando saúde para quem mais precisa.
 
4. EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
10 mil crianças e jovens estudam nos 4 Centros de Transformação e nas 4 escolas apoiadas pelos Amigos do Bem no sertão. Além disso, mais de 500 bolsas de estudos universitárias foram concedidas aos jovens da região, que já enxergam um futuro cheio de possibilidades!
 
5. IGUALDADE DE GÊNERO
As fábricas e oficinas instaladas pelos Amigos do Bem oferecem oportunidades de emprego para mulheres do sertão. Muitas delas nunca haviam recebido um salário. Nas escolas e Centros de Transformação, meninas e meninos recebem educação de qualidade e são encorajados a seguir os seus sonhos.
 
6. ÁGUA LIMPA E SANEAMENTO
Para solucionar o problema secular de falta de água no sertão, 50 poços foram perfurados, 2,6 mil cisternas abastecidas nos últimos anos e 845 milhões de litros de água distribuídos.

7. ENERGIA ACESSÍVEL E LIMPA
Vislumbrando o modelo de energia autossustentável e fatores climáticos favoráveis do sertão nordestino, os Amigos do Bem possuem 15 usinas fotovoltaicas, gerando energia limpa para cerca de 543 casas e atendendo cerca de 5 mil pessoas e também em nosso Centro de Transformação possuem atualmente cerca de 200 placas solares, onde crianças e jovens já tomam consciência da importância da energia limpa e acessível as famílias do sertão a custo zero.
 
8. TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO
Mulheres e homens ocupam mais de 1000 postos de trabalho nas plantações, fábricas e oficinas de costura e artesanato criadas pelos Amigos do Bem. Alegria para os trabalhadores, que têm um emprego com carteira assinada, e impulso econômico para a região.
 
9. INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA
As plantações e fábricas de beneficiamento de caju e de doces promovem uma industrialização inclusiva e sustentável no sertão, estimulam modelos inovadores e geram trabalho e renda nas comunidades.
 
10. REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES
O sertão nordestino é a região mais pobre do nosso país e está entre os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo. Por meio da educação e do trabalho, os Amigos do Bem reduzem as desigualdades, transformam vidas e promovem o desenvolvimento efetivo das regiões atendidas.
 
11. CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS
As 4 Cidades de Bem oferecem um endereço digno para quem morava em casas de taipa, sem qualquer recurso. Construídas pela Instituição, têm infraestrutura completa, saneamento básico, áreas de convivência e lazer, bicicletarias, padarias e hortas comunitárias.
 
17. PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO
Por meio de parcerias com a iniciativa privada, a Instituição arrecada fundos, serviços e materiais, além de comercializar os produtos feitos no sertão. Assim, pode continuar os seus projetos de transformação de vidas.
 
Junte-se aos Amigos do Bem! Ajude a promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e torne o mundo um lugar melhor.